Até pouco tempo atrás o dentista tinha alguns poucos caminhos para guiar sua carreira ao sair da faculdade. Abrir um consultório, atuar no serviço público, continuar na vida acadêmica ou ainda ser contratado por uma empresa. Uma vez no caminho escolhido, bastava ao dentista esforço e aprimoramento para que o tão sonhado sucesso profissional surgisse.

Mas o mundo mudou, e um novo caminho cheio de possibilidades está surgindo, o caminho do empreendedorismo.

Os dentistas que escolhem esse caminho, são chamados de “Empreendentistas”, ou seja, são dentistas que têm uma visão empreendedora, que enxergam o seu próprio negócio de uma maneira mais abrangente do que a maioria dos colegas. Eles são movidos por uma certa inquietude, uma paixão pela profissão e pela vontade de fazer algo diferente, tanto para seus pacientes, quanto para a odontologia como um todo.

Eles não buscam apenas aumentar seus rendimentos. Eles têm a vontade de levar a odontologia para além dos limites que muitas vezes são impostos à nós. Eles se questionam a todo momento, o que pode ser mudado e como enxergar de maneira diferente a rotina do nosso dia a dia.

O dentista empreendedor trabalha duro, pois não foi preparado para ser ao mesmo tempo, o administrador, o publicitário, o relações públicas e o técnico do negócio que ele tem que gerir. Talvez por esse motivo, muitas pessoas tenham receio de seguir esses passos. Mas você não deve desanimar, todos nós sabemos que o caminho não é fácil para o dentista que sai da sua zona de conforto e, muitas vezes, contraria colegas mais experientes ou até mesmo parentes e amigos. Afinal de contas, é muito difícil para aquelas pessoas que não tem a mesma mentalidade do empreendedor conseguir enxergar através de horizontes tão distantes e, muitas vezes, nebulosos. Mas eu garanto para vocês, que além desse horizonte, existem recompensas que valem o esforço, pois levam à realização profissional e pessoal ao mesmo tempo.

Quando poderíamos imaginar que teríamos à nossa disposição, cursos e congressos online, clínicas odontológicas oferecendo um bolo gostoso acompanhado de um bom cappuccino aos seus pacientes, em uma sala de espera que mais se parece a sala de visitas da nossa casa? Serviços odontológicos oferecidos de uma maneira muito mais agradável aos pacientes? Essas foram, sem dúvida, a visão empreendedora de dentistas em uma época onde nem todos davam importância para esses assuntos.

Hoje temos dentistas na tv, no rádio e na internet levando informação a população e valorizando a odontologia. O dentista empreendedor foi falar sobre prevenção nas escolas e em núcleos familiares. Os dentistas estão até montando seus consultórios nos shoppings centers.

Mostrar o que podemos fazer e o quão importante é a nossa profissão, é a maior missão dos “Empreendentistas”.

A cabeça do empreendedor não para de ter ideias, perde noites e viaja em seus pensamentos sobre novas formas de negócios.

Temos algo em comum? Então, está esperando o quê? Aproveite e coloque suas ideias em prática, pois essa nova realidade está apenas começando. Ainda há muitos caminhos para serem descobertos.

Referência: Artigo da ótima Dra. Maria Paula Borgui

Anúncios